Segurança e Saúde no Trabalho, um dia para ser lembrado em todos os outros dias do ano.

O título deste artigo faz jus ao que devemos nos “focar” diariamente. Prevenir acidentes pensando na saúde e segurança do trabalhador é de fundamental importância para evolução das industrias e seus colaboradores.

O 28 de Abril é conhecido como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas trabalho. A data foi instituída em 2003 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), devido a um acidente de trabalho ocorrido em 1969 onde 78 trabalhadores de uma mina morreram durante uma explosão no Estado de Virgínia, nos EUA.

No Brasil, a Lei n0 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

As campanhas em prol de mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho continuam ocorrendo em todo mundo.

Empregados e empregadores devem se manter atentos aos riscos que o ambiente laboral oferece, tentando eliminar ou neutralizar o risco, buscando proteção de máquinas e conscientização e treinamento de empregados. A prevenção deve ser uma responsabilidade igualmente compartilhada.

Dados do Ministério do Trabalho:

710.000 pessoas acidentadas por ano

1 acidentado a cada 44 segundos

15.000 incapacitações permanentes por ano

1 incapacitado a cada 30 minutos

2.810 mortes por ano

1 morte a cada três horas

São quase R$200 bilhões (4% do PIB) perdidos devido aos acidentes.

Vale refletir: “Quanto sua organização está contribuindo com esse Custo Brasil e como poderia tornar eficaz seus investimentos em SST para assegurar melhor desempenho em ambientes seguros e saudáveis? ”

O abril verde, homenageia, mas também volta as atenções e preocupações aos empregados e empregadores: reduzir e eliminar os acidentes, incapacitações e mortes no trabalho.

Abril Verde! A Apollus apoia essa causa!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário